quinta-feira, 12 de agosto de 2010





Curiosidade (emoção)



curiosidade é a capacidade natural e inata da inquiribilidade, evidente pela observação de muitas espécies animais, e no aspecto dos seres vivos que engendra a exploração, a investigação e o aprendizado.A curiosidade faz parte do instinto humano,pois faz com que um ser explore o universo ao seu redor compilando novas informações às que já possui. Também se designa desse modo qualquer informação pitoresca.

Médicos descobrem planta crescendo em pulmão de americano



Inicialmente, os médicos suspeitavam de câncer no pulmão. Mas os exames não indicavam a ocorrência de tumor. Então veio a surpresa:
“Disseram-me que eu tinha uma semente de ervilha no meu pulmão e que ela tinha brotado”, comentou Ron Sveden a uma afiliada da rede NBC, em Boston.
Não era o diagnóstico que Ron esperava. O idoso, morador de Brewster (Massachusetts), já estava se preparando para ouvir as palavras “câncer” e “tumor”. Definitivamente, “ervilha” não era o nome de um problema de saúde cogitado.
Quando surgiu a suspeita de câncer, Ron já estava lutando contra um enfisema. O seu estado piorou: era uma planta crescendo em seu pulmão.
Os médicos suspeitam que um caroço de ervilha ingerido por Ron tenha “se desgarrado” e, em vez de ir para o estômago, acabou chegando ao pulmão. O idoso passou por cirurgia para retirar o broto.
“Uma das minhas primeiras refeições no hospital após a operação tinha ervilhas. Eu sorri e as comi”, contou.
Nancy, a esposa de Ron, ficou feliz e ao mesmo tempo maravilhada com a história do marido:
“Deus tem senso de humor.”

Americano mata cadela que ele dizia estar possuída por Satã

Matthew O. Foote, de 25 anos, acabou preso por matar a cadela da família em Gulf Breeze (Flórida, EUA). A explicação dele: o animal estava possuído por Satã. Ele esfaqueou a chihuahua Sasha, de 7 anos, várias vezes, cavou um buraco no quintal, jogou lá dentro o corpo e ateou fogo (poupando o leitor de outros detalhes sangrentos). Ele aproveitou que os pais estavam viajando para cometer o crime.
De acordo com a polícia, Matthew se mostrou calmo, cooperou com autoridades e não demonstrou qualquer emoção ao falar da morte da cadela. O americano tirou até foto sorrindo na delegacia:
“Ele disse que não sabia por que exatamente tinha matado a cadela exceto pelo fato de pensar que ela era Jesus. E logo se corrigiu e disse Satã”, contou a vice-xerife de Santa Rosa, Virginia Rush.
Olhem bem para a cara do cidadão! Será que era a cadela que estava possuída?

Quanto vale um centilhão?

Quanto vale um centilhão?





O maior número aceito no sistema de potências sucessivas de dez, é o centilhão, registrado pela primeira vez em 1852. Representa a centésima potência de um milhão, ou o número 1 seguido de 600 zeros (embora apenas utilizado na Grã-Bretanha e na Alemanha).

A origem do cubo Mágico

A origem do cubo Mágico
O Cubo Mágico, pequeno objeto formado por nove quadrados coloridos em cada face, foi criado pelo húngaro Ernö Rubik, na metade da década de 70. Porém, foi apenas em 1980 que o brinquedo, chamado originalmente de Cubo de Rubik, tornou-se famoso no resto do mundo, quando foi importado pelos Estados Unidos. O desafio proposto pelo jogo é colocar todos os quadrados de cor igual no mesma face do cubo girando suas peças. O objetivo, que é ainda mais complicado do que parece, pode gerar muita frustração nos menos habilidosos. Percebendo isso, uma empresa chegou a comercializar, nos anos 80, um pacote com adesivos coloridos imitando as peças do brinquedo. Assim, qualquer um poderia colá-los convenientemente no objeto e fingir que tinha vencido.

Deserto do Saara é o mais extenso da Terra

Deserto do Saara é o mais extenso da Terra
O deserto mais extenso da Terra é o Saara. Cobre uma área de 7 milhões 780 mil quilômetros quadrados, desde o Mar Vermelho até o Mediterrâneo. Apresenta desníveis espetaculares. Alguns trechos situam-se a 134 metros abaixo do nível do mar; outros registram altura de até 3.300 metros.

A mais antiga cidade brasileira

A mais antiga cidade brasileira
A cidade mais antiga do Brasil é São Vicente, no litoral paulista. Foi fundada por Martim Afonso de Souza em 1532, quando Portugal começou efetivamente a colonizar o Brasil porque aqui precisava implantar a produção de açúcar.

Lula gigante é o maior animal invertebrado

Lula gigante é o maior animal invertebrado
O maior animal invertebrado do mundo é a lula gigante do gêneroArchiteuthis dux, que pode chegar a medir 18 metros e pesar 900 quilos. Esses misteriosos seres vivem no fundo do oceano, entre 200 e 1000 m de profundidade, e nunca foram vistos com vida, motivo pelo qual sabe-se muito pouco sobre seus hábitos. Donas dos maiores olhos da natureza (podem chegar a 30cm de diâmetro), já deixaram marcas de sua passagem na regiões temperadas de todos os oceanos. Os espécimes estudados até hoje foram encontrados mortos, boiando por aí, ou no estômago de alguma baleia. A lula gigante ficou famosa no mundo todo através da obra de Julio Verne Vinte Mil Léguas Submarinas.

Nariz e orelhas nunca param de crescer

Nariz e orelhas nunca param de crescer
O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem. A face também encolhe porque os músculos da mastigação se atrofiam com a perda dos dentes.

Muita água

Em um só gole, um elefante é capaz de recolher até 15 litros de água com a tromba e jogar sobre seu corpo durante o banho. É como uma ducha com jato a pressão, já que a tromba, formada por milhares de músculos, tanto longitudinais como concêntricos e resultado da fusão do nariz e o lábio superior, se erige como um potente propulsor.

A ducha ajuda-o a eliminar a sujeira e os parasitas da pele, mas também a refrescar-se nos meios tórridos nos quais vive, já que sua superfície é proporcionalmente pequena em relação ao volume corporal, e isso dificulta a dissipação do calor.

Após a tonificante ducha, o elefante usa a tromba para aspergir o corpo de lodo, que ao secar forma uma manta de barro que serve de creme fotoprotetor.