quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Médicos descobrem planta crescendo em pulmão de americano



Inicialmente, os médicos suspeitavam de câncer no pulmão. Mas os exames não indicavam a ocorrência de tumor. Então veio a surpresa:
“Disseram-me que eu tinha uma semente de ervilha no meu pulmão e que ela tinha brotado”, comentou Ron Sveden a uma afiliada da rede NBC, em Boston.
Não era o diagnóstico que Ron esperava. O idoso, morador de Brewster (Massachusetts), já estava se preparando para ouvir as palavras “câncer” e “tumor”. Definitivamente, “ervilha” não era o nome de um problema de saúde cogitado.
Quando surgiu a suspeita de câncer, Ron já estava lutando contra um enfisema. O seu estado piorou: era uma planta crescendo em seu pulmão.
Os médicos suspeitam que um caroço de ervilha ingerido por Ron tenha “se desgarrado” e, em vez de ir para o estômago, acabou chegando ao pulmão. O idoso passou por cirurgia para retirar o broto.
“Uma das minhas primeiras refeições no hospital após a operação tinha ervilhas. Eu sorri e as comi”, contou.
Nancy, a esposa de Ron, ficou feliz e ao mesmo tempo maravilhada com a história do marido:
“Deus tem senso de humor.”